Muitos moradores da cidade falam as seguintes frases: "Deus fez Borba e Manicoré e o Diabo com inveja fez Novo Aripuanã". "No município tem um padre enterrado de cabeça para baixo".
Parecem absurtdos, mas se analisarmos tudo o que acontece aqui, acabamos acreditando que isso realmente é verdade. entre o que o povo fala ou acredita, o certo é que podemos constatar algumas coisas que só acontecem em Novo Aripuanã. Ficamos numa dança indígena: "pacinho pra frente, pacinho pra trás". Fica difícil saber quem foi o melhor ou o pior prefeito da cidade, para alguns, com certeza, vai existir um ótimo administrador, afinal são quatro anos de muito filé e água de coco. Comerciantes que conseguem montar um patrimônio razoável com a ajuda do dinheiro público, alguns casarões com corro e/ou moto na garagem, são as marcas, para poucos, das administração que por aqui passam. Infelismente a grande maioria dos moradores não tem uma vida digna, estão sempre dependendo do poder público. E os vereadores? O interesse particular, em Novo Aripuanã, está muito além do interesse coletivo. Como diriam os populares é cada um por si e Deus por todos, na realidade é pouca gente ganhando muito e muita gente não ganhando nada. Quando será que isso vai acabar? Quando será que o todo será dividido entre todos? O certo é que para mudarmos algo ou alguém é necessário fazermos a mudança, primeiro, dentro de nós mesmos. Afinal quem escolhe os governantes, é exatamente esse povo sofriddo. Enquanto existirem grupos políticos que só estão preocupados com o bem está próprio, nosssa amada terra continuará na mesma situação.
É desanimador, para qualquer pessoa que ama a terra do tucumã, quando ler um texto do AQUILES, que de vez enquanto aparece na cidade, e ver o quanto é vergonhoso saber que as pessoas que deveriam cuidar da população, zelar do nosso município, estarem envolovidos com menores de idade, drogas e desvio do dinheiro público, até que ponto isso é verdade? Não sabemos, o que podemos constatar é que todas as pessoas que tem acesso ao texto acreditam que é tudo verdade.
Com certeza, as pessoas que realmente amam essa terra e querem ver seu povo feliz, começam ter um pouco de esperança, pois o que se ver é que aquela população que sempre aguentou calada todos esses anos, de sai prefeito e entra prefeito, e nenhum faz nada, já começa fazer sua parte. A prova disso, alem do AQUILES, são as placas espalhadas por nossa cidade com as frases. "Burraco Municipal" (dentro de buracos no meio das ruas), "Cuidado, obra municipal" (na Rua Lourival holanda). "Reserva Municipal" (em ruas em que o mato tomou conta), entre outras.
A mudança que deve acontecer primeiro dentro de cada um já está sendo praticada, seria a luz no fim do túnel? Esperamos que sim, afinal a Terra do Tucumã que está situada num ponto privilegiado da natureza, deveria ser, na prática, a princesinha do Rio Madeira.
Tudo o que queremos é uma vida digna para todos os aripuanenses, esperamos que todos façam sua parte. Como diria Madre Tereza de Calcutá: "Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria ainda menor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de fazer comentários