Membros da Diretoria do SINTEAM e das Delegacias Sindicais discutiram durante dois dias as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Sindicato em Manaus e no interior do Estado. O evento foi realizado na quinta-feira (30) e sexta-feira (01), no salão do Hotel Líder. Professores de Manaus, Fonte Boa, Itacoatiara, Tabatinga, Urucará, Borba, Tefé, Manacapuru, Barcelos, Benjamin Constant, Lábrea, Humaitá, Parintins, Iranduba, Eirunepé, Nhamundá, Careiro/Castanho, Beruri, Rio Preto da Eva, Apuí, Carauari, Novo Aripuanã, Itapiranga e Autazes estiveram presentes no ato representando seus municípios.
Na reunião foram abordados o trabalho desenvolvido por cada Delegacia Sindical, desde o mês de janeiro até o atual. Um dos assuntos em pauta foi o Plano de Saúde para os professores e o PCCR que em muitos municípios ainda não é uma realidade. Segundo José Victor, delegado sindical do município Careiro Castanho “não existe tanta diversidade quando se fala nas dificuldades na área de educação nos municípios”. Muitos dos delegados celebraram o sonho de aquisição dos lotes de terra para a implantação das delegacias. O que já é uma realidade em alguns municípios.
A professora Maria da Conceição, vice-presidente do SINTEAM destacou a atuação intensa dos municípios, que cada vez mais estão lutando pelos direitos dos trabalhadores em educação: “Os municípios estão de parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo, não importa o que você faz nem o tempo que leva, o importante é que você faça”, destacou.
Ísis Tavares, presidente do SINTEAM, fez uma análise da conjuntura dos trabalhos realizados pelo Sindicato.
No segundo dia do encontro houve uma oficina para todos os delegados sindicais que terá como tema central DST’s/AIDS. Na oportunidade será apresentado o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O Doutor Noaldo irá falar sobre a criminalização da AIDS no Amazonas.